terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Síndrome de Turner

O que é?

A síndrome de Turner (ST) é uma mal formação cromossómica que afecta exclusivamente as mulheres. As pessoas com ST manifestam uma alteração genética em que está implicada a perda de um cromossoma X ou Y que ocorre durante a divisão celular. A maioria das crianças é 45,X.Estima-se que a incidência é de 1 em 2500 nados vivos do sexo feminino e cerca de 1/3 destas crianças são mosaicos, ou seja, têm ao mesmo tempo células normais e uma alteração do cromossoma X.Considera-se ainda que esta patologia seja responsável por 15 a 20% dos abortos espontâneos e que em 99% dos fetos 45,X haja uma total inviabilidade do desenvolvimento intra-uterino.Em Portugal ainda existe muito pouca informação sobre a doença. O estudo “Síndroma de Turner Revisitado”, do Serviço de Genética Médica do Hospital de Santa Maria, apoiado pela Serono, é a primeira investigação com doentes portugueses com ST em que foi feita uma completa avaliação psicológica.O estudo permitiu concluir que a Síndroma de Turner tem uma evolução clínica mais favorável do que inicialmente se previa. A maioria das mulheres afectadas demonstrou uma mediana capacidade de escolarização e adequada realização social, profissional e familiar.Mas embora os resultados sejam positivos, também demonstram que existem uma falta de conhecimento sobre a doença por parte da população em geral o que provoca um sentimento de isolamento nas doentes. A criação de uma Associação que apoie doentes e família é uma necessidade apontada como fundamental por todas as doentes envolvidas no estudo.


Características e diagnóstico

A baixa estatura, imaturidade do desenvolvimento sexual e um pescoço curto em crianças do sexo feminino são as alterações mais características da ST, assim como as anomalias cardiovasculares. A primeira característica está relacionada com a ausência de um gene do cromossoma X, que em mulheres saudáveis determina a estatura normal. No caso da ST, devido á monossomia do cromossoma X, esse gene perde o seu par homólogo determinando assim a anormalidade na estatura.
A esperança média de vida e a capacidade intelectual é considerada normal.
A infertilidade afecta quase 95% das mulheres com o cariótipo 45,X e 75% das mosaico, 45,X/46,XX.
O risco de recorrência da Síndrome de Turner não aumenta em futuros filhos de um casal que já tenha uma filha com este síndrome.
No entanto, nas mulheres férteis com a ST (mosaicos) existe um risco de anomalias cromossómicas em futuros filhos e, como tal, deve ser proposto o diagnóstico pré-natal.
O diagnóstico desta patologia faz-se através do estudo cromossómico, sendo 1/3 destas doentes diagnosticadas no período neonatal, 1/3 na infância e as restantes na adolescência.
É importante a pesquisa de mosaicos, particularmente da linha celular XY, visto estes doentes apresentam um risco aumentado de 15 a 25% de tumores nos ovários.




* As fotos acima mostram-nos um feto que foi abortado e uma criança com aproximadamente seis anos de idade, portadores da síndrome de Turner . Note que ate mesmo o feto possui o pescoço curto e um grau pronunciativo de edema nas mãos e pés , essas características da doença já ficam mais evidentes na criança acima , esta com o pescoço curto e o peito largo em forma de escudo.

Evolução

A baixa estatura torna-se mais notória na puberdade, altura em que se constata uma desaceleração do crescimento.Os problemas associados à ST podem ocorrer nos sistemas ocular, auditivo, cardiovascular, linfático, urogenital e imunitário. Os doentes mosaicos têm habitualmente menos problemas, excepto aqueles em que a linha celular seja XY, devido ao aumento do risco de aparecimento de tumores.As anomalias cardíacas, particularmente a coarctação da aorta e válvula aórtica bicúspida são frequentes. Mesmo não sendo clinicamente significativas, estas alterações podem estar associadas a aneurismas da aorta ou à aterosclerose. Subjacente, pode estar também uma predisposição para as anomalias vasculares, que no tracto gastrointestinal pode resultar em hemorragias. Também são mais frequentes as doenças autoimunes, tais como o hipotiroidismo e diabetes mellitus.Apesar de uma inteligência normal ou até acima do normal, estas crianças podem apresentar dificuldades na aprendizagem, particularmente no cálculo matemático, visualização espacial e na coordenação motora.



Tratamento

Sendo uma doença cromossómica, a ST não tem cura, mas muitos dos sintomas, como a estatura e a infertilidade, podem ser minimizados.A administração de hormonas melhorou a velocidade de crescimento e a estatura final do paciente. A somatropina, a hormona de crescimento aprovada para a administração em doentes com ST, desempenha um papel chave para o indivíduo, não só durante a infância, como também nas restantes etapas da vida, contribuindo para o adequado crescimento e desenvolvimento da função metabólica.A orientação precoce para a consulta de endocrinologia é importante, visto que, para além, dos problemas médicos que as doentes apresentam, estão também associadas questões comportamentais.A infertilidade afecta a grande maioria destas mulheres. Embora a terapia com estrogénios não resolva o problema, pode levar ao desenvolvimento dos órgãos genitais internos e externos, caracteres sexuais secundários e menstruações.Recorrendo a modernas técnicas de reprodução, as mulheres com ST podem engravidar através da doação de ovócitos.

Sabia que:

  • A constituição cromossómica da ST mais constante é 45, X sem um segundo cromossomo sexual, X ou Y.

  • 50% dos casos possuem outros cariótipos.
    1/4 dos casos envolve cariótipos em mosaico, nos quais apenas uma parte das células é 45, X.

  • Essa anomalia é responsável 18% dos abortos espontâneos cromossomicamente anormais e está presente numa proporção estimada em 1,5% dos conceitos.

  • O único X é de origem materna; ou seja, o erro meiótico é normalmente paterno.

  • Apenas 40% das doentes com ST que engravidam conseguem dar à luz um bebé vivo e saudável.
*Cariótipo de uma criança com síndrome de Turner, mostrando apenas um cromossomo sexual(X), (45, X).

24 comentários:

Héricka SOUZA disse...

a Síndrome de tuner é genética?
Se existir algum grau de parentesco entre os pais é provavel q a mulher ao ficar gravida a criança possa nascer com essa síndrome?

Gisele disse...

Perdi uma gestação de 24 semanas com ST. Tenho 37 anos e duas filhas "normais". Se engravidar novamente a criança terá ST?

Bárbara disse...

Eu tenho sindrome de turner sou mosaico respondendo.a sua pergunta ''A síndrome nao é familiar
e nào há risco aumentado para as mulheres que
já tiveram uma criança afetada de ter outra com
Síndrome de Turner, abortada ou viva, ou outra criança cromossomicamente anormal.''

bbtto_fgb disse...

Primeiramente você tem que prestar atenção nos erros biologicos..
E segundo uma MULHER portadora de "ST" jamais poderia engravidar pois esta tem ovarios e aparelho reprodutivo atrofiados ou igual ao de crianças.

Unknown disse...

Tenho uma filha de 13 anos portadora da sindrome, ela possui algumas caracteristicas da sindrome, aparentemente eh normal, estuda, esta no 9 ano, sempre foi inteligente. Minha maior duvida em relacao a sindrome, eh a respeito das mulheres portadoras que tem filhos se estes nascem perfeitos. Flavia Martin. Formosa GO

Unknown disse...

Tenho uma filha de 13 anos portadora da sindrome, ela possui algumas caracteristicas da sindrome, aparentemente eh normal, estuda, esta no 9 ano, sempre foi inteligente. Minha maior duvida em relacao a sindrome, eh a respeito das mulheres portadoras que tem filhos se estes nascem perfeitos. Flavia Martin. Formosa GO

Unknown disse...

Relativamente à fertilidade foi referido acima que mulheres com ST jamais poderiam engravidar, o que é mentira, eu tive ovários, purbedade, menstruação, tudo no tempo noraml. SÓ aos 27 anos os meus ovários começaram a falir! Tudo depende do grau e se a portadora tem mosaico.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Vera eu tbm tenho a St e gostaria de trocar experiência vc tem face?

Unknown disse...

Oi Vera eu tbm tenho a St e gostaria de trocar experiência vc tem face?

Unknown disse...

Oi Vera eu tbm tenho a St e gostaria de trocar experiência vc tem face?

Unknown disse...

Oi sou a Lidiane Lemos, tenho 30 anos descobri era portadora de ST 1 mês após o nascimento.
Eu tenho 1,38 metros e levo uma vida normal graças á Deus e vocês??
Gostaria de conhecer gente com a síndrome para trocar experiências e fazer novas amizades.
Um grande abraço.
Att

Lidiane Lemos.

Unknown disse...

Tenho sindrome de tanner mosaico engravidei normalmente os nove meses, uma gravidez de risco porém meu bebê nasceu saldavel e perfeito.Aos olhos da medicina e impossível porem aos olhos de Deus tudo e possivel estou na minha segunda gestação. Gestando de 3 meses.

Unknown disse...

Sim, flavia pode ser perfeito uma taner mosaico pode gerar um menino normal, uma menina nornal ou um menina com tunner total ou seja não sera mosaico.

Unknown disse...

Olá. Descobri que tenho essa alteração cromossômica 46xx,45x[1]. Vc poderia me passar ser email para conversar com vc? O meu é nelyane.silveira@gmail.com

Unknown disse...

Olá a todas! Patricia Fariaadicionei te no google, para onde te reencaminha o teu contacto. Que bom ter com quem partilhar experiÊncias. meu e-mail vera.brasil75@gmail.com. sintam-se a vontade de contactar sempre que quiseres. Beijinhos

tathi231286@gmail.com disse...

oi!tenho uma filha de 5 anos com ST, descobri pq nasceu com os pés inchados e os médicos não descobriam o que era, por favor todas vcs se puderem me adicionar gostaria de conversar sobre a sindrome com vcs, a minha filha tem monossomia do cromossomo

tathi231286@gmail.com disse...

meu email é tathi231286@gmail.com e meu facebook é tatthiane rodrigues de souza

Unknown disse...

Olá textura aspera, adicionei te no facebook. espero poder ser útil, esteja à vontade de falar

Fran disse...

Oi Bárbara, descobri agora aos 35 anos que sou mosaico, no Cariotipo deu apenas uma monossomia do X... Estou tao aflita porque não consigo engravidar, porem sempre tive tudo normal, menstruação, ovulação... Gostaria de trocar idéias com vc, se puder me adicionar eu agradeceria. Estou muito aflita!

Fran disse...

Oi Satcha. descobri agora aos 35 anos que sou mosaico, no Cariotipo deu apenas uma monossomia do X... Estou tao aflita porque não consigo engravidar, porem sempre tive tudo normal, menstruação, ovulação... Gostaria de trocar idéias com vc, se puder me adicionar eu agradeceria. Estou muito aflita!

Vivisantos75 disse...

Minha nora também engravidou, perdeu com 22 semanas, mas é possível engravidar sim...
Gostaria de saber quais as chances de se ter um bebê saudável?

Unknown disse...

Ola sou a solange descobri a st as 28 anos gostaria de ter amigos que tbm posuem depoimentos de pessos que conseguiram engravidar sou loca engravida

Unknown disse...

Olá lindas. Tenho TS mosaico e tenho dois filhos, uma. Menina com 12 anos e um bebé de 5 meses. Dia 25/10 faço 43 anos. Chamo me Vera Brasil e podem adicionar me no face e mandar msg a vontade. Os meus filhos foram concebidos com óvulos de dDorS, entrei em menopausa aos 27 anos. Nunca se desiste! Beijinhos