quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Genética

A genética é o ramo da biologia que estuda o mecanismo de transmissão dos genes de uma espécie, passados de pai para filho.
Genes: (Mendel designava-os por Fatores) estruturas hereditárias presentes nos cromossomas do DNA que determinam cada parte do corpo do ser vivo, cor dos olhos, tamanho...
Cromossomas: cada um contém inúmeros genes (ex.: X = 3000 genes, Y = 60 genes). O local do cromossoma onde cada gene se situa é chamado de lócus génico.
Linhagem: É um conjunto de indivíduos que descendem de um ancestral comum.
Linhagem pura (Homozigoto): quando os descendentes têm as mesmas características do ancestral ou têm duas informações iguais para uma mesma característica.
Linhagem Híbridas (Heterozigoto): Quando o descendente tem informações dos dois ancestrais ou duas informações diferentes para uma mesma característica.
Dominante: A característica de um sobressai ao outro. É representado pela letra maiúscula (L).
Recessivo: A característica não se sobressai. Representado pela letra minúsculo (r).
Genótipo: Constituição genética do indivíduo.
Fenótipo: É a expressão do genótipo, ou seja, são as características de ordem morfológica que se manifestam num indivíduo.
Homozigotos: Par de genes alelos iguais para a mesma característica. Ex.: XX Mulher.
Heterozigotos: Par de genes alelos diferentes para a mesma característica. Ex.: XY homem.
Proteínas: Podem assumir diferentes papéis biológicos. Por exemplo: como enzima – regulam as reacções celulares que determinam a manutenção de vida nas células e definem as características do ser vivo. Ex.: pigmento da cor da pele.
Evolução: Todo o processo de evolução dos seres vivos está baseado na mutação, recombinação, reprodução do novo individuo e adaptação ao meio ou seja, alterações do DNA. O meio não interfere nesta alteração.
Conclusão: Para definir a cor dos olhos, cor da pele, altura e o tipo sanguíneo existe um gene e uma enzima específica.
Cromossomas homólogos: Na espécie humana, cada cromossoma possui um par, esse par é denominado homólogo. Possuindo genes correspondentes com a mesma forma, mesmo tamanho e a mesma estrutura. Um cromossoma é do pai e o outro da mãe.
Genes alelos: Quando num lócus existe um gene (ex.: cor do olho), no lócus do outro cromossoma homólogo também existe um gene condicionado a cor do olho.
Cromossomos Heterólogos: são aqueles que não possuem genes correspondentes.
Meiose: Divisão de uma célula (material genético) em duas metades. Cada metade contém metade do material genético.

Sem comentários: